Este blog trata de um assunto muito importante relacionado á saúde:
O descarte de resíduos de serviços de saúde.
Para elaboração deste trabalho os membros do grupo recorreram á diversas fontes visando aumentar e transmitir conhecimento a respeito do tema.
No texto "RSS e Saúde pública" podem perceber o descaso com que era tratado o lixo hospitalar antes de sete de setembro de 2004, data em que entrou em vigor a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA, n° 306, onde estão definidas as classificações dos RSS bem como o devido gerenciamento a ser dado para cada grupo.
Apesar da resolução, ainda ocorrem falhas em nosso país no processo de descarte desses materiais.
No texto "o preço da irresponsabilidade", podemos conferir um dos acidentes ocasionados pelo descuido e desrespeito no tratamento de RSS (resíduos de serviço de saúde). Na ocasião, o descarte do isótopo Césio-137 não havia seguido aos padrões de segurança, levando á um grave acidente com causas irreparáveis que é lembrado até os dias atuais.
Mais as frentes podem conferir a entrevista realizada com Joice Santoro, onde nos é esclarecido como é feita a separação, coleta, e por fim para onde são direcionados os resíduos que não mais serão utilizados num hospital.
Nessa mesma entrevista notamos a importância da separação correta dos diferentes tipos de descartes, a organização que é feita por cores e a preocupação no reaproveitamento e reciclagem dos mesmos.
A charge "desrespeito á vida", nos mostra de uma forma descontraída o destino do lixo hospitalar tratado com descaso.
Por fim, é importante ressaltar o risco que a manipulação inadequada de objetos e substâncias contaminantes oferecem á vida e ao meio ambiente. A falta de preparo e informação são fatores agravantes, é preciso que a lei seja plicada com vigor para o bem estar de todos!
Respeite a vida, por um mundo melhor!
http://www.rcalimentos.com.br/responsabilidade-ambiental.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário