Acondicionamento, coleta e Destinação Final de Residuos.



Objetivo:

A presente norma tem por objetivo estabelecer os procedimentos para a segregação na fonte, acondicionamento, estocagem, coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo.

Referências Cruzadas:

2.02 Resolução nº 283 de 12/07/01 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA - Dispõe sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Sáude.

2.03 Diretriz DZ - 1317 da Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente - Dispõe sobre o Acondicionamento, Coleta, Tratamento e Destinação Final de Resíduos de Serviços de Saúde.

Estabelecimentos Assitenciais de Saúde o u Unidades de Trato de Saúde, são os estabelecimentos destinados a prestão de assintência sanitária à população e a animais.

Resíduos de serviços de saúde; são resíduos resultantes de atividades exercidas em estabeleciementos assitenciais de saúde.

Lixo Infectante ou Residúo Infectante: é o lixo resultante de atividades médicos - assintenciais e de pesquisa produzido nos estabeleciemtnos de saúde humana ou animal, composto por materiais biológicos ou perfuro- cortantes contaminados por agentes patogênicos, que apresentam  ou possam apresentar riscos á saúde pública ou ao meio ambiente. Este tipo de lixo corresponde ao Grupo a do Conama 283/01.

Lixo Químico: é o lixo resultante de atividades médico assitencias e de pesquisas, notamente medicamentos vencidos ou contaminados ou interditos ou não utilizados e materiasi químicos com características tóxicas ou corrossivas, inflamáveis ou explosivas ou mutagênicas. Que apresentam ou possam apresentar riscos potencias a sáude e ao meio ambiente.Este tipo de lixo corresponde ao Grupo B do Conama 283/01.

Lixo Radioativo: é o lixo coposto ou contaminados por substâncias radioativas. Este tipo de lixo pertence ao Grupo C do Coanma 283/01.

Segregação na fonte: é a separaçao dos resíduos de serviços de saúde nos seus diferentes tipos ou suas frações passíveis da valorização no seu local de geração.

Acondicionamento: é a colocação dos resíduos sólidos no interior de recipicientes apropriados e estanques em regulares condições de higiene, visando a sua posterior estocagem ou coleta.

Transporte: é a transferência física dos resíduos coletados até uma unidade de tratamento ou disposição final, mediante o uso de veículos apropriados.

Destinação final ou Disposição Final: é o conjunto de atividades que ojetiva dar o destino final adequado ao lixo, com ou sem tratamento, sem causar danos ao meio ambiente.

AMBICAMP

É uma empresa 100% nacional, iniciou sua atividades em agosto de 2000 atuando em assessoria técnica científica nas áreas de qaulidade, produtiva , ambiental e farmacêutica. 

Com sede em Campinas a AMBICAMP, tem como objetivo principal atender os clientes de forma personalizadas e identificar a necessidade individual de cada um para que seja ofericod um serviço diferenciado e totalmente adequado.


A especialização assegura todos os clientes com a parceria completa, envolvendo deste o preparado das documentações até destilação completa dos resíduos, incluindo os resíduos na Portaria 344/1998 ( Anvisa/MS). 



Fonte: http://comlurb.rio.rj.gov.br/mais_lixo_infectante.htm
Imagem retirada do site: http://www.hotfrog.com.br/Empresas/NATAL-RECICLAGEM_2585752/SERVI%C3%87O-DE-COLETA-E-DESTINA%C3%87%C3%83O-FINAL-DE-RES%C3%8DDUOS-S%C3%93LIDOS-205756