Se pensamos em meio ambiente o que vêm a mente é: Poluição e destruição.
Se temos que amar, porque não amamos nossa vital parte, uma imensa arte que está conosco.
A beleza do mar, o verde da montanha as vezes até estranha.
Com nossa capacidade podemos desfazer todo o mal que causamos a você.
Temos Consciência da influência dos mesmos em nossa vida?
Por cerca de 4 bilhões de anos o balanço ecológico do planeta esteve protegido. Com o surgimento do homem, meros 100 mil anos, o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional à nossa evolução.
Os danos ao meio ambiente ocorrem quando há uma degradação resultante de atividade que prejudique a saúde, a segurança e o bem estar da população, criando condições adversas às atividades sócias e econômicas, afetando o ecossistema, suas condições estéticas ou sanitárias ou ainda, causando um desequilíbrio ecológico.
A sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para sua sobrevivência. O homem branco sempre considerou os índios como povos “não civilizados”, porém esses “povos não civilizados” sabiam muito bem a importância da natureza para sua vida. O homem “civilizado” tem usado os recursos naturais inescrupulosamente priorizando o lucro em detrimento das questões ambientais. Todavia, essa ganância tem um custo alto, já visível nos problemas causados pela poluição do ar e da água e no número de doenças derivadas desses fatores.
A preocupação com o meio ambiente caminha a passos lentos no Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, principalmente em função de prioridades ainda maiores como, por. ex., a pobreza. As carências em tantas áreas impedem que sejam empregadas tecnologias e investimentos na área ambiental. Dessa forma, estamos sempre atrasados com relação aos países desenvolvidos e, com isso, continuamos poluindo.
A única forma para evitar problemas futuros, de ainda maiores degradações do meio ambiente, é através de legislações rígidas e da consciência ecológica.
Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados.
As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, econômica e cultural.
A indenização consiste no pagamento de multa que passa a integrar um fundo que tem seus valores revertidos em ações compensatórias, além da obrigação de recuperar o meio ambiente lesado, sem prejuízo da responsabilidade criminal pelo ato delituoso.
É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada um desses itens está sofrendo algum tipo de degradação por nós.
A pessoa física também pode buscar a reparação de dano ambiental, através de representação ao Ministério Público ou junto às autoridades administrativas ambientais ou, ainda, judicialmente, por meio de Ação Popular, nos casos em que a Administração Pública é a responsável por ação ou omissão relativa ao referido dano.
Charge retirado do site: http://gemaestudos.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
Vídeo retirado do site: http://www.youtube.com/watch?v=QhUmfuvyGhk
Vídeo retirado do site: http://www.youtube.com/watch?v=QhUmfuvyGhk