Boas Práticas Laboratorias



Este vídeo, relata de uma maneira cômica, as boas práticas em laboratório.



As regras e conselhos gerais para desenvolver um trabalho com segurança, estão principalmente relacionados com a organização. Isto significa que o tempo dedicado à organização das atividades de laboratório contribui igualmente para prevenir riscos químicos, biológicos e acidentes inerentes à manipulação de reagentes e de equipamentos.  

Sempre seguir a seguinte orientação:
  • Guarde os objetos pessoais (bolsas, casacos, etc.) nos armários existentes na área
  • externa aos laboratórios;
  • Leve para o laboratório apenas o indispensável à realização do trabalho;
  • Use sempre bata branca (mistura de algodão e fibra) até aos joelhos, com mangas compridas e fechada;
  • Use os óculos protetores de olhos, sempre que desenvolver trabalhos cujos procedimentos aconselhem a sua utilização;
  • Tome conhecimento da localização do quadro de eletricidade;
  • Não fume, não coma ou beba no laboratório;
  • Não trabalhe com os cabelos soltos, amarre-os;
  • Não trabalhe em laboratório com lentes de contacto, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos;
  • Não use relógios, pulseiras, anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório;
  • Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório;
  • Entre outros.
Conjunto de rotinas que visam a rastreabilidade de um resultado, além de otimizar a eficiência e aumentar a credibilidade de um laboratório.

  • Documentação;
  • Planejamento cientifico e gerencial;
  • Pessoal treinado e capacitado;
  • Infra-estrutura condizente;
  • Mudança de hábitos.


Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

São todos dispositivos de uso individual, destinados a proteger a integridade física dos trabalhadores:

  • Avental ou roupas de proteção;
  • Luvas;
  • Proteção facial/ ocular; 
  • Proteção respiratória .                                    




O uso de micro-escala em laboratórios

  • Aumentar a segurança na realização dos experimentos;
  • Minimiza a contaminação da atmosfera do laboratório;
  • Reduz a quantidade de reagentes comprados e a quantidade de resíduos gerados;
  • Reduz o tempo necessário para reações e usa menos energia;
  • Permite o uso de maior variedade de reagentes ( inclusive os mais caros);
  • Permite o uso múltiplo do laboratório;
  • Melhora o aprendizado.





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