Tratamentos de Resíduos





Resíduos

Qualquer substância  ou objeto de que o ser humano, depende desfazer por não reconhecer utilidade.
A produção de resíduos é causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento sócioeconômico e tecnologico das sociedades.

Tipos de Resíduos e Métodos de Tratamentos

Resíduos Sólidos Urbanos: São corretemente designados lixos. Incluem resíduos domésticos industriais e hospitalares, Podem causar poluição.

Aterros Sanitários:  Instalações onde são depositados resíduos compactados, acima ou abaixo da superfície do terreno. 
  •  Os aterros sanitários devem ser construídos em locais características geológicas adequadas e são  revestidos com materiais impermeáveis, com argila ou plástico, que previnem a infiltração no solo de substância lixiviadas.
  • Substâncias Lixiviadas=  Quando a água das chuvas se infiltra, dissolve substâncias químicas e arrasta-as consigo.
  • Biogás= São recolhidas e enviadas para uma estação de tratamentos. E os gases produzidos pelas bactérias decompositoras, que podem ser utilizados na obtenção de energia.
  • Selados= Após estarem lotados os aterros são tapados com uma cobertura de plástico e de terra, que permite o desenvolvimento de plantas que diminuirão o impacto paisagístico.
Incineração:  É combustão de resíduos a altas temperatutas, que, assim, se reduzem a cinzas e gases.. Coincineração- incineração nos fornos das cimenteiras.

Reciclagem:  Reprocessamento de resíduos.
  • Reciclagem Primária: Produtos do mesmo tipo.
  • Reciclagem Secúndária: Produtos diferenciados.
A reciclagem insere-se numa politica ambiental mais alargada. Que é reduzir ao mínimoo lixo, e reutilizar  de forma eficiente de diminuir os resíduos, para produzir qualquer objeto de gasto de matéria-prima, água e contaminação ambiental.

Águas Residuais: As águas que foram utilizadas em atividade domésticas, industriais ou agrícolas, que contêm uma grande variedade de resíduos. Estas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que removem os poluentes e o efluente final.

O tratamento de águas residuais consta:
  • Tratamento Preliminar: Visa a eliminação de resíduos e de corpos sólidos. Para separar os resíduos das águas residuais. 
Exemplo: Estas passam por crivos de barras ou crivos giratórias, que permite uma eliminação mais completa dos resíduos. Após levados para incineradoras.
  • Tratamento Primária: Os efluentes são conduzidos para um tanque de sedimentação de sólidos.
Exemplo: Contém um sistema de braços giratórios, cuja velocidade de rotação é a  indicada para que os sólidos sedimentem ao longo de várias horas. As partículas de matéria orgãnica depositam-se no fundo e são retiradas (materias gordurosos).
  • Tratamento Secundário: Processo biológico durante  o qual bactérias aeróbicas ou anaeróbias eliminam até 90% da matéria orgânica dissolvida.
Exemplo: As bacterias decompositoras  podem ser incluídas em lamas activadas, que são misturadas com as águas resultantes do tratamentos primários. Ou pode ser levadas no tanque de percolação.
  • Tratamento Terciário:  Separação biologica dos nutrientes, com o objetivo de eliminar o material inorgânico dissolvido, uma vez são agentes causadoras da eutrofização cultural.
Exemplo: Podem ser realizados com diversos processos químicos, ou por um processo filtro de cal, promovendo a precipitação do fósforo, sob a forma de fósfoto de cálcio.
  • Tratamento Quartenário: Corresponde à limpeza e desinfecção final, em que as águas residuais são submetidas a uma última limpeza por filtração.
Exemplo:  O desinfectante mais utilizado é o cloro, sob a forma de gás,  por ser muito eficiengte e barato. Utiliza também o oxigênio o ozono, muito eficaz para eliminar os microorganismos.
Empresas que Prestam Serviços de Recolhimentos de Resíduos
  • Ambicamp; 
  • Ambiserve